Bateria a ar – Revolução na energia renovável

Um dos grandes limitadores para a popularização dos carros elétricos é o tamanho e capacidade das baterias. Mas um grupo de pesquisadores da Universidade de Saint Andrews, na Inglaterra, promete revolucionar o mercado com uma bateria capaz de durar 10 vezes mais do que as atuais, por um custo igual ou menor.

Diagrama da bateria STAIR. O oxigênio retirado do ar reage dentro do carbono poroso para liberar a carga elétrica na bateria de lítio-ar.

Diagrama da bateria STAIR. O oxigênio retirado do ar reage dentro do carbono poroso para liberar a carga elétrica na bateria de lítio-ar.

O segredo é a substituição de um dos componentes usados nas baterias recarregáveis, o óxido de cobalto-lítio, por um componente muito mais barato feito de carbono poroso que usa nada menos do que o ar como catalisador do processo de descarregar / recarregar a bateria. Isso contribuirá também para diminuir o tamanho das novas baterias, já que usarão menos componentes químicos.

Baterias com mais capacidade e tamanho menor são uma batalha antiga da indústria automobilística. Mas também beneficiarão outros setores, especialmente a indústria de celulares e computadores portáteis. Os especialistas acreditam que a nova bateria – chamada de STAIR (St Andrews Air)  – dará um grande impulso a indústria de energia renovável.

Ainda falta um pouco para que a STAIR chegue ao mercado, pelo menos uns cinco anos mais de pesquisas, segundo os cientistas da Universidade de St Andrews. Mas a indústria automobilística já está de olho nessa inovação aparentemente revolucionária.

Mais informações aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s