Britânicos lançam campanha pelo corte de emissão de carbono

10_101º. de setembro marca o lançamento de uma campanha no Reino Unido para levar o país a cortar 10% de suas emissões de carbono até o fim de 2010. “10:10” é o símbolo da ambiciosa campanha, que já está tendo uma adesão acima do esperado de diversos setores da sociedade. O respeitadíssimo jornal The Guardian usou toda a sua primeira página para expressar sua adesão e convocar os leitores a também aderirem.

A ideia é que cada um – pessoas, empresas, organizações, governos – assumam compromissos públicos e mensuráveis de corte da emissão de carbono em pelo menos 10%. No site da campanha é possível preencher um formulário simples de adesão e já buscar por formas concretas de cortar as emissões de carbono.

Para as pessoas físicas, por exemplo, é possível ler o exemplo de uma família real típica e seu esforço para cortar as emissões familiares de carbono. Vejam o exemplo aqui. No caso de empresas há estudos de casos e até um “pacote de convencimento” (persuasion pack)  com os argumentos e metodolodias para cortar a emissão de carbono. Vejam aqui. Até as universidades e escolas têm um espaço com exemplos e seu próprio “pacote de convencimento”, que pode ser visto e baixado aqui.

O interessante da campanha 10:10 é que põe sobre a mesa o desafio concreto e de curto prazo de levar o Reino Unido a dar uma contribuição real para a luta contra o aquecimento global. Isso às vésperas da Conferência de Copenhagen, de onde o mundo espera que saia um novo acordo sobre o clima. É uma maneira de pressionar o governo britânico a tomar uma posição mais proativa em um tema capital para o futuro da humanidade.

O site da campanha 10:10 pode ser visitado aqui. Vale à pena também visitar, aqui, a área do jornal The Guardian dedicada ao tema.

Anúncios

2 Respostas para “Britânicos lançam campanha pelo corte de emissão de carbono

  1. Vamos torcer pra que essa moda pegue em outros países! Está aí a importancia de blogs como esse para a divulgação de idéias bacanas. Vou passar pra frente.

    Aliás, parabéns pelo blog! Já adicionado aos meus favoritos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s