Sustentabilidade e mercado bancário

logo_banca_eticaUm banco cuja atuação se norteia por princípios éticos e que usa o dinheiro dos correntistas, poupadores e investidores em iniciativas socioeconômicas voltadas para o desenvolvimento econômico e social sustentável. Utopia? Pode ser, mas a experiência existe há mais de 10 anos na Itália. É a Banca Popolare Etica, baseada na cidade de Padova e com filiais em todo o país.

A Banca Etica está constituída segundo a legislação bancária italiana e compete no mercado com os bancos tradicionais. Seu ideal não é o de rechaçar as regras fundamentais do mercado financeiro, mas “reformar” os valores sobre os quais elas se fundamentam. Para isso, o banco atrai investidores e correntistas interessados em garantir que seus investimentos serão usados exclusivamente no crédito a iniciativas de impacto social. Ao mesmo tempo estimula os projetos financiados a desenvolverem suas capacidades operacionais e empresariais para que se tornem auto-sustentáveis.

A Banca Etica conta com um capital de mais de 24 milhões de Euros e tem 31 mil sócios, dos quais 26 mil são pessoas físicas e cerca de cinco mil são pessoas jurídicas, além de financiar cerca de 3.700 projetos. No ato do depósito em conta, poupança ou investimento o correntista indica  para qual atividade quer dirigir o seu investimento. Entre as opções há proteção ambiental, qualidade de vida, atividades esportivas, voluntariado internacional e comércio justo e solidário.

O investidor também pode indicar a taxa de juros que quer que seja aplicada no crédito dado a partir do seu investimento: de zero até uma taxa pré-definida. A Banca Etica também participa de um sistema internacional que garante a transferência internacional ética de dinheiro.

Os sócios se organizam em mais de 60 associações que funcionam como ponto de encontro e promoção de atividades sociais e culturais. Servem também como canal para acompanhar os projetos financiados pelo banco no âmbito local. Estas associações garantem também o contato direto da estrutura do banco com a realidade das comunidades.

Visite o site da Banca Etica aqui (em italiano). A versão em inglês, mas simplificada, está aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s