Biocombustível gera polêmina na Suíça

A jatropha mocambicana

A jatropha moçambicana

Jatropha. Este é o nome de uma pequena castanha típica de Moçambique que está causando um debate nacional na Suíça. Ela é uma das apostas da empresa suíça Green Bio Fuel, que tem um projeto de construir uma usina para produzir 100 mil toneladas de biocombustível por ano a partir da pequena castanha.

O projeto recebe incentivos governamentais previstos na legislação que distribui reduções fiscais para biocombustíveis produzidos a partir de recursos renováveis. Mas está sendo bombardeados por ONGs e parlamentares que questionam o impacto do estímulo do plantio da Jatropha sobre a produção de alimentos.

Segundo um estudo publicado pela ONG Swaissaid a planta de Jatropha, também conhecida como nós purgativa, é sujeita a doenças fitossanitárias e, portanto, requereria grandes quantidades de água, adubo e pesticidas. Outros problemas incluiriam até questões sociais e políticas, como os casos de corrupção que estariam surgindo envolvendo autoridades locais e investidores potenciais.

O relatório da Swissaid chega ao mesmo tempo em que o parlamento suíço começa a discutir uma moção do deputado de esquerda Rudolf Rechtsteiner que pede uma moratória de cinco anos para a produção de biocombustíveis na Suíça.

Os contra-atraques não demoraram. Um porta-voz da empresa Green Bio Fuel foi taxativo ao qualificar o relatório e a moção como ações que na prática representam uma “política de obstrução que prejudica a Suíça.”

Jean Zigler, ex-relator especial da ONU pelo direito à alimentação, é taxativo quanto à questão: “Aquele que enche o tanque com biocombustível, cria fome nas populações do Sul.”

Fonte: Swiss Info

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s