Escapando da ditadura do PIB

No dia 14 foi apresentado em Paris um relatório preparado por um grupo liderado por Joseph Stiglitz que propõe uma revisão global na maneira como atualmente se mede a pobreza e o desenvolvimento das nações, tratando de escapar da “ditadura” do PIB, e incluindo indicadores de “felicidade dos povos” e “sustentabilidade”.

Esta não é uma discussão nova, mas depois da crise econômica global acabou transformando-se em algo vital, já que de alguma forma ao parâmetros tradicionalmente usados para medir desenvolvimento e sucesso econômico são vistos como parte do combustível que deixou o mundo na situação em que está. Claro que ter gente como Stiglitz e o presidente francês bancando esta discussão em um nível tão alto, e ainda por cima com o apoio explícito ou velado de veículos como o Financial Times, ajuda a alavancar uma debate que ultrapassa o âmbito dos governos.

A importância de trabalhos como o desenvolvido pela comissão liderada por Stiglitz é que ajudam a fortalecer a argumentação segundo a qual nenhuma organização que se queira séria pode estar alheia ao debate e a implementação de ações concretas enfocadas na sustentabilidade. Em médio prazo será insustentável para qualquer empresa não estar seriamente alinhada ao tema.

Como informações complementares, indico o link para um interessantíssimo artigo do Stiglitz sobre o tema: “GPD Fetichism”. Outro link interessante é para o website da Comissão liderada pelo economista (Commission on the Measurement of Economic Performance and Social Progress), de onde é possível baixar o texto completo do relatório (recomendo a leitura dos capítulos dedicados ao tema da “qualidade de vida” e “desenvolvimento e meio ambiente sustentáveis”).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s