Serviço de compartilhamento de carros chega a São Paulo

Hoje conheci uma solução bem inovadora para o uso mais sustentável do carro como transporte privado em cidades como São Paulo. Trata-se do serviço oferecido pela Zazcar, que se apresenta como o primeiro sistema de  carsharing  da América Latina.

O conceito é simples: você tem carros da Zazcar disponíveis em diversos pontos da cidade, chamados PODs (Points of Departure). Caso precise de um carro para ir a uma reunião, evento ou mesmo viagens curtas, faz a reserva por telefone ou internet, vai até o POD mais próximo, pega o carro, usa pelas horas combinadas e devolve.

Acho que muita gente vai usar o serviço para poder dirigir um Smart.

Ou seja, usa o carro apenas no tempo em que é realmente necessário. Todos os veículos já têm seguro 24hs, combustível incluído, ar condicionado e direção hidráulica. E para quem gosta de experimentar novidades, a frota da Zazcar conta até com o bibelô Smart Fortwo.

O site da empresa traz uma calculadora que tenta provar que este é um sistema mais econômico do que alugar um carro, pegar um taxi ou ter o próprio automóvel. Aliás, um dos benefícios ambientais do sistema de carsharing é justamente tirar os carros da rua. Pelos dados apresentados pela empresa, neste sistema, onde foi implantado, para cada carro compartilhado de 4 a 29 deixaram de circular.

Desde os anos 60 do século passado existiram experiências de compartilhamento de carros, mas os programas modernos surgiram no fim dos nos 80 na Suíça e Alemanha. De lá migraram para o Canadá e Estados Unidos, onde há 27 programas de carsharing que reúnem mais de 380 mil membros compartilhando 7.600 veículos.

“Se você vive na cidade, não precisa ter um carro” – William Clay Ford Jr, Presidente da Ford Motor Company.

No site carsharing.net é possível encontrar estes e outros dados do impacto ambiental, social e econômico do compartilhamento de veículos. Da minha parte já me cadastrei no Zazcar para usar o serviço e tão logo tenha provado, volto aqui para compartilhar minhas impressões.

Anúncios

3 Respostas para “Serviço de compartilhamento de carros chega a São Paulo

  1. Muito interessante, principalmente para cidades como Sao Paulo e Rio de Janeiro. Em Houston nao funcionaria, muitas casas houstonianas tem 5 carros e 4 pessoas…
    Abs
    Daudt

  2. Pingback: Tweets that mention Serviço de compartilhamento de carros chega a São Paulo « SustentaNews -- Topsy.com·

  3. Sou usuário do sistema há 3 meses.
    Funciona muito bem. Os carros estão sempre em ordem.
    Acredito que as pessoas que aderem ao sistema são diferentes, tem outra consciência e relação com a cidade.
    Todos cuidam dos carros como se fossem seus pois você utiliza o mesmo carro várias vezes sem conhecer os outros usuários.
    É uma ótima opção para o 2º carro ou como carro principal para quem não usa o carro diariamente.
    Eu virei fã!
    Alvaro Luis Cruz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s