Republicanos, Tea Party e os neuróticos de sempre:combinação explosiva

Nos Estados Unidos, a retórica revanchista do Partido Republicano, da imprensa conservadora e dos porta-vozes do movimento conservador Tea Party fizeram suas primeiras vítimas fatais com o atentado contra a deputada democrata Gabrielle Giffords, que deixou até agora seis mortos, entre eles uma menina de 9 anos e um juiz federal, e 12 feridos, entre eles a deputada, internada em estado grave. O principal suspeito, Jared Loughner, parece sofrer de algum tipo de desequilíbrio mental, pelo que se pode ver dos vídeos que mantém na sua página pessoal do Youtube (vejam aqui).

Mapa infame da Sarah Palin - tecle para aumentar

O caso é que este caso me trouxe imediatamente à mente a história que correu umas semanas atrás, quando a ex-candidata à vice-presidência americana Sarah Pallin apresentou um mapa com os nomes de 20 candidatos democratas ao Congresso que ela gostaria de ver derrotados nas eleições de meio termo, entre eles Gabrielle Giffords. Cada um era indicado com uma marca que lembra um alvo.

Aliás, a mesma retórica da “cowboy” já havia sido usada pela mesma Sarah Palin com relação ao fundador do site WikiLeaks, dizendo que Julian Assange deveria ser “caçado da mesma forma que Osama Bin Laden”. Para bom entendedor…

Ninguém vai dizer abertamente que Palin estava sugerindo o assassinato dos candidatos. Mas no ambiente envenenado atual da política norte-americana, este tipo de “sugestão subliminar” pode, sim, na minha opinião, servir como gatilho para neuróticos cometerem este tipo de atrocidade. Sarah Palin deveria ser corresponsabilizada pelo que aconteceu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s