Entendendo o TI Sustentável e como fazer um consumo consciente de produtos eletrônicos

A Itautec lançou o “Guia para o Gestor de TI Sustentável” e relançou o “Guia do Usuário Consciente de Produtos Eletrônicos”. O conteúdo e a edição de ambas publicações ficou a cargo da Gestão Origami.

Os dois Guias nascem de um trabalho que a Itautec vem desenvolvendo há alguns anos de posicionamento da sustentabilidade como um ativo estratégico da empresa. Em 2009 a Gestão Origami desenvolveu um trabalho com a empresa para incorporar sua visão e os resultados de seus investimentos em sustentabilidade nos argumentos de venda de seus produtos.

A partir daí surgiu a idéia de desenvolver um material voltado diretamente para os consumidores finais com informações e dicas para um consumo mais consciente de produtos eletrônicos. A primeira edição do guia foi lançada em agosto de 2010 e teve uma acolhida muito boa, com mais de dois mil downloads no site da Itautec.

Ciclo de vida de un notebook (clique na imagem para ampliar)

O documento traz para o leitor o conceito de ciclo de vida do produto, com a idéia de ajudar a realizar uma escolha melhor na compra de um equipamento, no prolongamento do seu uso e no descarte ao final de sua vida útil.

O interessante desta abordagem é que muita gente não se dá conta de que o produto que tem em mãos tem uma história, que começa antes mesmo de ser produzido, desde que seus componentes são retirados da natureza. Passa, então, pelo processo de fabricação, distribuição, venda e chega até o momento em que é descartado. Para ilustrar bem este conceito há até uma representação gráfica do ciclo de vida de um notebook.

Além de apresentar para o leitor os estágios de compra, uso e descarte (pós-uso) consciente dos produtos eletrônicos, o “Guia do Usuário Consciente de Produtos Eletrônicos” traz uma lista de ações simples que cada um de nós pode realizar no nosso cotidiano para promover o consumo consciente. Também possui algumas sugestões de sites, nos quais é possível obter mais informações, e um glossário com alguns termos usados na publicação.

As empresas e o TI Sustentável
Em paralelo começamos a produzir para a Itautec o conteúdo do “Guia para o Gestor de TI Sustentável”. Esta publicação surgiu a partir da constatação de que existe ainda muito pouco material de referência acessível e de fácil leitura sobre o assunto. A proposta é prover informações e dados relevantes que ajudem o profissional que analisa e toma decisão de compra de equipamentos eletrônicos para empresas e governos a adquirir equipamentos sustentáveis.

Como diz João Carlos Redondo, gerente de sustentabilidade da Itautec, “esses profissionais podem contribuir de forma valiosa para uma postura mais sustentável em suas empresas ou organizações”.

Para ele o conceito de “TI Sustentável” tende a ganhar cada vez mais espaço, já que está diretamente relacionado ao desenvolvimento e implementação de estratégias e ações baseadas em aspectos importantes:

  • econômico, garantindo um equilíbrio de custo-eficiência e vantagem competitiva;
  • ambiental, gerando menor impacto ambiental no uso da tecnologia, por exemplo adotando padrões de aquisição e uso dos equipamentos; e
  • social, para gerar e valorizar uma cultura de sustentabilidade junto aos stakeholders (partes interessadas).

O guia explora justamente estes conceitos, com explicações sobre o que é sustentabilidade e os problemas causados pelos produtos do chamado “mercado-cinza”, no qual equipamentos eletrônicos são produzidos e comercializados sem observar os requisitos legais aplicáveis, com conseqüências negativas para o meio ambiente e a economia.

Uma das dicas que o gestor de TI pode iajudar a mplementar nas empresas ou organizaçoes onde trabalham. Também serve para cada um de nós.

Traz também dicas de como realizar o processo adequado de descarte dos aparelhos eletrônicos e o que fazer com eles quando já não têm uso, além de sugestões sobre o uso eficiente da energia para os profissionais de TI e seus desdobramentos para as empresas e organizações para as quais trabalham.

Para João Carlos Redondo, “o guia para gestores foi pensado e elaborado com foco nos profissionais de TI, mas sabemos que os usuários finais devem ser permanentemente conscientizados e mobilizados a fazer uso eficiente de seus equipamentos”.

Neste sentido, ambas publicações são complementares e estão alinhadas com os investimentos que a Itautec vem realizando em sustentabilidade e na conscientização dos consumidores sobre a importância de usar os produtos eletrônicos de forma consciente e sustentável.

Impacto das decisões de compra
Para mim foi um prazer elaborar o texto dos dois guias, pela possibilidade que me abriu de me aprofundar neste campo fascinante do TI Sustentável. Particularmente sou um usuário entusiasta de produtos eletrônicos e considero fundamental que consumidores “pessoas-físicas”, como é o meu caso, e os corporativos tenham consciência de que suas decisões de compra têm o poder de levar as empresas a produzir e comercializar produtos cada vez melhores, do ponto de vista da sustentabilidade.

TI Sustentável = benefícios econômicos, sociais e ambientais

É bom termos consciência, também, de que a maneira como usamos estes produtos e como os descartamos, depois que perdem a utilidade, produz impactos positivos ou negativos. Ambos guias mostram como até mesmo gestos simples, como o de apagar os equipamentos quando não são usados, podem impactar enormemente meio ambiente, a sociedade e os nossos bolsos.

Outro ponto interessante foi o fato de que ambos guias contaram com um olhar do Instituto Akatu, referência em consumo consciente. Eu fiz parte da equipe que desenvolveu e lançou o Akatu mais de 10 anos atrás e fico feliz em retomar a colaboração por meio desta iniciativa da Itautec.

Por último, mas não menos importante, a versão digital de ambas publicações possui uma licença de distribuição Creative Commons. Isso significa que elas podem – e devem – ser compartilhadas o máximo possível. As únicas restrições é que não podem ser usadas para fins comerciais, a fonte de origem deve ser citada e deve ser incluído um link para http://www.itautec.com/sustentabilidade.

O “Guia para o Gestor de TI Sustentável” pode ser baixado aqui. Já o download do “Guia do Usuário Consciente de Produtos Eletrônicos” está disponível aqui.

Anúncios

Uma resposta para “Entendendo o TI Sustentável e como fazer um consumo consciente de produtos eletrônicos

  1. Pingback: Entendendo o TI Sustentável e como fazer um consumo consciente de produtos eletrônicos « Servidores JT·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s